viernes, 29 de noviembre de 2013

Áreas verdes em Santiago de Compostela


                As áreas verdes são espaços muito importante para as cidades, pois deixam-nas mais  bonitas, amenizam as temperaturas, contribuem com a redução do poluição, servem de abrigo para animais, etc.  Além disso,  nesses locais as pessoas podem contemplar, relaxar, descansar, realizar atividades de lazer e recreação e também praticar esportes. A relação dessas áreas com a qualidade de vida urbana é inquestionável, tendo em vista que contribuem nos aspectos físicos e mentais das pessoas.
                A cidade de Santiago de Compostela, pode ser considerada uma referência internacional devido ao seus mais de 1 milhão e meio de metros quadrados de espaços verdes públicos, podendo serem contabilizadas mais de 20 áreas, entre parques, jardins e passeios.  Estudos já revelaram que esses espaços são importantes por contribuem com a saúde física e mental, refletindo na qualidade de vida dos indivíduos . Bons locais para aliviar as tensões do dia-a-dia, não é mesmo?
                Em uma pesquisa realizada por nosso grupo com uma pequena amostra, foi possível descobrir quais áreas verdes de Santiago de Compostela são visitados pelos estudantes da Universidade de Santiago de Compostela - USC.  A partir dos dados foi possível observar as três áreas mais visitadas por esse público:

                De acordo com o mapa acima, a área verde mais frequentada corresponde ao Parque Alameda representado pelo número 1  com 58,09% de frequência; em segundo observamos as o Campus Sul, número 2, com 14,28% e em terceiro está o Parque Belvís, número 3, com 6,66%.  Os restante (20,97%), não representado, está distribuído entre outros 9 parques mencionados pelos estudantes. Confira, abaixo, algumas imagens:
Parque da Alameda

Campus Sul

Parque de Belvís



E em sua cidade, existem muitas áreas verdes? Costuma visitá-las?  Não deixei de comentar!

Para mais informações:

Autores: Pedro H. B. de Souza; Thais R. Monteiro

No hay comentarios:

Publicar un comentario