jueves, 28 de noviembre de 2013

Um pouco de ar puro, por favor!


            Um dos assuntos de grande repercussão das últimas décadas é sobre questões relacionadas ao meio ambiente. Entre suas diversas ramificações para discussão, está a de contaminação do ar, na qual ganhou grandes proporções de estudos e preocupação, após a década de 50. O contexto histórico envolvido nessa grande preocupação atual surge em Londres nos anos de 1950 após um trágico acidente em que milhares de pessoas morreram devido a sua alta concentração de poluentes atmosféricos (BÖHM, 1989).
            Segundo dados da CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – poluente atmosférico é “toda e qualquer forma de matéria ou energia com intensidade e em quantidade, concentração, tempo ou características em desacordo com os níveis estabelecidos em legislação, e que tornem ou possam tornar o ar impróprio, nocivo ou ofensivo à saúde, inconveniente ao bem-estar público, danoso aos materiais, à fauna e à flora ou prejudicial à segurança, ao uso e gozo da propriedade e às atividades normais da comunidade” (CETESB, 2013a).
            A cidade de São Paulo é marcada pelo crescimento desordenado, na qual é uma das características das cidades atuais, onde seu desenvolvimento é além do previsto pelas autoridades. Dessa maneira, a cidade teve um alto crescimento industrial após a segunda guerra mundial. Esse crescimento fez com que as indústrias se instalassem pela Grande São Paulo e não se preocupassem com sua emissão de poluentes atmosféricos, se tornando um dos primeiros problemas ambientais da cidade (CETESB, 2013a).  
            Segundo dados do IBGE (2013) a Região Metropolitana de São Paulo, possui cerca de 18 milhões de habitantes. Diante de tantos problemas encontrados em uma megalópole, os ambientais que em determinados pontos não são tão visíveis, ficam momentaneamente esquecidos, ou não se enquadram entre as prioridades públicas (GERAQUE, 201-).
            Nosso grupo de investigação realizou uma pesquisa, com uma pequena amostra de pessoas da cidade de São Paulo*, pudemos constatar que somando as pessoas que disseram serem ruins ou péssimas questões relativas ao meio ambiente em São Paulo foi de 45,94%, e que outras 45% consideram regular, o que nos faz concluir que grande parte das pessoas pesquisadas não está satisfeitas com as questões ambientais da cidade. Nessa mesma pesquisa, 72% dos entrevistados apontaram que gostariam de modificar a paisagem da cidade, colocando mais áreas verdes, diminuindo a poluição em geral e diminuindo a frota de carros.
            A maior questão é como solucionar esses problemas?
            A pesquisa também apresenta que as pessoas consideram que as maiores ameaças da cidade são os carros e posteriormente a falta de conscientização dos seus habitantes. Sem dúvida os veículos automotores estão no topo dos maiores percussores de poluição atmosférica na cidade, isso pode ser constatado pelo relatório anual publicado pela CETESB este ano, referente ao ano de 2012, que é a empresa responsável por medir a qualidade do ar no estado (CETESB, 2013b). Neste relatório estão presentes dados referentes à frota veicular da cidade, onde consta que é composta por 6.728.161 veículos automotores, que é equivalente a 49% da frota do estado. Segundo a mesma fonte, esse alto número de veículos é responsável pela emissão para atmosfera de “138 mil t/ano de monóxido de carbono, 35 mil t/ano de hidrocarbonetos, 77 mil t/ano de óxidos de nitrogênio, 5 mil t/ano de material particulado e 9 mil t/ano de óxidos de enxofre. Desses totais, os veículos são responsáveis por 97% das emissões de CO, 77% de HC, 80% de NO x , 37% de SO x e 40% de MP” (material particulado).
            Quanto vale a nossa saúde? O que estamos fazendo com ela?
            Os números apresentados de poluentes liberados por esses veículos, ainda houve uma queda considerável, pois com ações do PROCOVE juntamente com políticas nacionais houve uma redução de monóxido de carbono liberada pelos veículos automotores, e atualmente existe a inspeção veicular feita pelo CONTROLAR, que verifica a condição desses veículos (GERAQUE, 2013).  

            A Cetesb separa a qualidade do ar em alguns índices que apresentam valores máximos de material particulado. A seguir é apresentada essa divisão.




Conforme nossa pesquisa, o Parque do Ibirapuera é o mais visitado, onde as pessoas buscam essas áreas verdes para se sentirem melhores, é como uma espécie de tratamento. No entanto, uma questão um tanto irônica, é que conforme os dados apresentados pela CETESB, à estação de coleta do ar do Ibirapuera foi a que apresentou maiores ultrapassagens do nível aceitável de MP distribuída no ar, contabilizando 78 ultrapassagens no ano de 2012, sendo 17 dela em estado de atenção.
            No mapa a seguir são apresentadas as estações que obtiveram maiores níveis de ultrapassagem de O3 no ano de 2012, sendo separadas em estado padrão (inadequada), e de atenção (Má).



São diversos os estudos que apresentam os prejuízos causados por toda essa poluição, que vão desde problemas para os seres humanos, animais, vegetação, solo, até aos próprios cofres públicos, que gasta R$ 31 milhões por ano com internações (ECODEBATE, 2013). Esses problemas ainda são geralmente intensificados no inverno, onde ocorre uma diminuição na quantidade de chuva, que é um fator meteorológico importante para a dispersão desses materiais particulados (UOL, 2013; CETESB, 2013b).
            Uma pesquisa realizada por Paulo Saldiva – coordenador do Laboratório de Poluição Atmosférica da FMUSP –, Paulo Afonso de Andrade – engenheiro do Laboratório de Poluição Atmosférica da FMUSP -, e por Ubiratan de Paula Santos – médico pneumologista Incor - apresentada no programa Cidades e Soluções (vídeo 01 e 02), revela que uma pessoa ao chegar à cidade de São Paulo, em 20 minutos pode dobrar o nível de monóxido de carbono em seu corpo, além de inalar uma poluição cinco vezes maior do que a recomendada pela OMS (Organização Mundial da Saúde).
            Anualmente morrem cerca de 4 mil pessoas na cidade, relacionadas a um conjunto de poluentes, ou que se intensificaram devido a exposição a eles. De fato isso é um imenso problema a saúde pública da cidade, e que deve ser solucionado emergencialmente, aliás, amenizando todos os tipos de poluição encontrado na cidade a expectativa de vida pode aumentar em até dois anos, seria interessante poder viver um pouco mais, não?
            A grande questão neste momento é como solucionar esse problema? Aliás, é algo que afeta diretamente a todos os residentes e visitantes da cidade. Que políticas públicas podem ser criadas? Que ações podem ser iniciadas? Como fazer a população se preocupar com isso? Enfim, é um assunto para grandes debates, aliás, uma cidade é composta por união de interesses.



Autores: Thais R. Monteiro; Pedro H. B. de Souza


* Resultado da pesquisa realizada com uma amostra da população residente de São Paulo, sobre meio ambiente e qualidade de vida, 2013.  


Bibliografia:
IBGE; Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2013. <http://www.ibge.gov.br/home/>.
CETESB; Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, 2013a. <http://www.cetesb.sp.gov.br/ar/informacoes-basicas/20-historico>.
CETESB; Companhia Ambiental do Estado de São Paulo. Qualidade do ar 2012 do Estado de São Paulo, 2013b.
GERAQUE; Eduardo Augusto. Perigo no ar. Scientific American Brasil. <http://www2.uol.com.br/sciam/reportagens/perigo_no_ar.html>
 BÖHM; György Miklós. Poluição do ar em São Paulo. Saúde Total, 2013. <http://saudetotal.com.br/artigos/meioambiente/poluicao/sppoluicao.asp>
 ECODEBATE. Poluição do ar no Estado de São Paulo é 2,5 vezes maior que limites da OMS. EcoDebate: Cidadania & Meio Ambiente. Setembro, 2013. <http://www.ecodebate.com.br/2013/09/27/poluicao-do-ar-no-estado-de-sao-paulo-e-25-vezes-maior-que-limite-da-oms/>.  
UOL. Grande SP tem pior qualidade do ar em dez anos, diz Cetesb. Uol Notícias Meio Ambiente. Abril de 2013. <http://noticias.uol.com.br/meio-ambiente/ultimas-noticias/redacao/2013/04/23/grande-sp-tem-pior-qualidade-do-ar-em-dez-anos-diz-cetesb.htm> 


Vídeo 01 e 02




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