lunes, 20 de enero de 2014

Algumas propostas para melhorar o ar da cidade de São Paulo


            Diante dos problemas apresentados referente a cidade de São Paulo, buscamos discutir nesse momento algumas medidas que poderiam solucionar grande parte dos problemas indagados aqui, ou minimizá-los de uma forma considerável. Utilizamos como base para tal discussão, algumas pesquisas de desenvolvimento sustentável, assim como cidades que se tornaram exemplo, devido suas ações de políticas públicas bem sucedidas.
            Primeiramente é necessário identificar o maior inimigo da cidade, o grande percursor de poluição, que segundo dados de diversas pesquisas, estes são os veículos, que são responsáveis por entorno de 90% da poluição atmosférica (Mundo Saudável, 2013). Mesmo tendo tido uma grande melhora nos últimos anos, com medidas de políticas nacionais como o Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), não é o suficiente, pois ainda a cidade possui uma média duas vezes maior de partículas não inaláveis maior do que o recomendado pela OMS.  
            De fato modificar alguns vícios dos cidadãos de São Paulo referente a hábitos que poluem a cidade é uma ação difícil, ainda mais quando se trata de cerca de 18 milhões de habitantes. No entanto, isso também depende muito da vontade política para ações concretas de mudança. Aliás, temos como exemplo a Cidade do México, onde já foi considerada a cidade mais poluída de todo o mundo, e após um episódio triste, onde os pássaros estavam morrendo devido à contaminação atmosférica, investiu rigorosamente em ações para tentar reverter esse cenário (ECYCLE, 2013). Ainda a cidade não conseguiu chegar ao índice ideal de qualidade do ar, no entanto, seus investimentos reduziram consideravelmente desde então. Entre seus investimentos se destacam o de transporte público, no rodizio de automóveis, e em ciclovias para trajetos de curta distância.
            Uma cidade exemplo atualmente por seus investimentos é Copenhague com sua mobilidade, seu sistema de transporte, foi eleito o mais verde da Europa. Seu sistema de transporte é elogiado em todo o mundo, pois possui uma conexão excelente entre eles, além das diversas alternativas. Possui uma boa malha ferroviária e metroviária, além de investir em ciclovias, ter uma segurança no trânsito para elas, e ter os cidadãos como grandes parceiros (ECO DESENVOLVIMENTO, 2014).
            Outro exemplo importante de cidade sustentável, é a chamada Boras, na Suécia, com ações de reaproveitamento de 3 formas, sendo elas: 42% do lixo é incinerado e convertido em energia elétrica; 30% são biologicamente tratados e transformados em biocombustíveis; e 27% é reciclado. Esta cidade até chega a importar lixo da Noruega para transformar em energia elétrica. Este tipo de ação só foi possível devido ao interesse público, participação da sociedade, pois esta tem que separar o lixo, e a parceria com universidades para a questão da pesquisa (ENGENHARIA É, 2013).
            Por fim, é possível ter diversas cidades como exemplo, onde São Paulo pode se espelhar, e agir. As melhores ações e que são de extrema necessidade para a cidade, é investir em sua malha ferroviária e metroviária (onde, aliás, a Cidade do México é um pouco menor do que a cidade de São Paulo, no entanto possui uma malha metroviária cinco vezes maior); em orientação para população quanto a que ela é parceira e está entre os personagens principais para o sucesso de qualquer iniciativa, em ciclovias e todo o tipo de reciclagem. Além disso, é importante ter as universidades como parceiras, aliás, quando se refere às universidades públicas, há muito investimento público em pesquisa, onde essas devem ser utilizadas no momento de decisão. Essas pesquisas auxiliam a tomar medidas precisas, e muitas vezes são desvalorizadas nesses momentos, o que acarreta em investimentos muito maiores do que o necessário, ou em ações sem total sucesso.  


Autores: Thais R. Monteiro; Pedro H. B. de Souza

Referência:
ECYCLE, 2013. Com diversas medidas, Cidade do México conseguiu amenizar poluição do ar. Disponível em: http://www.ecycle.com.br/component/content/article/38/1309-cidade-do-mexico-conseguiu-se-livrar-da-poluicao-do-ar.html. Acessado em: Janeiro de 2014.

ECO DESENVOLVIMENTO, 2014. Copenhague da exemplo de mobilidade sustentável.  Disponível em: http://www.ecodesenvolvimento.org/noticias/copenhagen-da-exemplo-de-mobilidade-sustentavel. Acessado em: Janeiro de 2014.

ENGENHARIA É. A cidade mais limpa do mundo, 2013. Disponível em: http://www.engenhariae.com.br/colunas/a-cidade-mais-limpa-do-mundo/. Acessado em: Dezembro de 2013.




1 comentario:

  1. Muito boas ideas mais como se poden concretizar? e algum dato estatistico?

    ResponderEliminar